Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro da Agricultura defende regulamentação da vaquejada

Ele afirmou acreditar em uma possível revogação da decisão do STF, que julgou inconstitucional lei do Ceará que regula a atividade

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta terça-feira, dia 25, que o governo apoia a regulamentação da vaquejada e que irá avaliar de que forma seria possível permitir a “manifestação cultural, o esporte, a geração de empregos e a proteção dos animais”. Ele disse ainda que acredita em uma possível revogação da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional uma lei do Ceará que cria regras para a vaquejada como prática desportiva e cultural.

“Entendo que essa cultura é muito forte e deve ser preservada”, disse Maggi, vestido com roupas típicas de vaqueiros nordestinos, em meio a manifestantes que estiveram na Esplanada dos Ministérios, em ato a favor da vaquejada.

O ministro recebeu em seu gabinete um grupo de representantes da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq). Os ativistas pediram a criação de uma comissão que vai trabalhar para regulamentar mais de 50 atividades e esportes que envolvem bois e cavalos. O grupo seria formado por representantes do governo federal e de cada uma das modalidades.

Além do ministro da Agricultura, a manifestação a favor da vaquejada também recebeu o apoio dos ministros do Turismo, Marx Beltrão, da Cultura, Marcelo Calero, e da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Os parlamentares e militantes que defendem a vaquejada esperam a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 270. Apresentado pela bancada pernambucana, o texto sugere a inclusão da vaquejada entre as manifestações culturais constitucionalmente protegidas.

Sair da versão mobile