A Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil-RS) apresentou nesta quarta-feira, dia 27, a Lyt Lácteos, marca coletiva que será usada na comercialização de vários produtos. “A marca coletiva permite comercializar produtos lácteos em bloco, o que pode facilitar o acesso a grandes varejistas, já que teremos mais facilidade para atender a pedidos de alto volume, por exemplo”, disse o secretário-executivo da Apil-RS, Alexandre Rota.
A entidade reúne 57 plantas industriais associadas, que recebem cerca de 2,5 milhões de litros de leite cru por dia, em média. Todas elas poderão contribuir com a marca coletiva. Com produtos como leite UHT, iogurte, requeijão, manteiga, leite condensado e doce de leite, a associação busca ampliar a atuação das indústrias gaúchas de pequeno e médio porte no Rio Grande do Sul, bem como conquistar mercados em outros estados.
De acordo com a Apil, a identidade dos produtos feitos pelos pequenos laticínios gaúchos será fortalecida, e os produtores terão auxílio no processo de promoção, difusão e marketing, além de segurança jurídica. As marcas individuais não desaparecerão.
A ideia é eleger alguns produtos de referência e sincronizar uma parte da produção para a Lyt. Ou seja, se um laticínio faz um doce de leite que já tem uma fatia no mercado, a marca coletiva pode referenciar aquele produto com o selo da Lyt. A partir daí, outras indústrias farão aquele produto com o mesmo padrão de qualidade.
A Apil iniciou o processo de constituição da marca há oito anos. Recentemente, a utilização da marca Lyt foi aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Por isso, os produtos deverão atender a diversos critérios técnicos. “A produção dos itens selecionados para comercialização será coletiva, sempre com padrão de qualidade superior”, afirmou Rota.