Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pequenas indústrias de lácteos do RS lançam marca coletiva

Entidade que reúne 57 indústrias adota a estratégia para facilitar acesso a grandes varejistas

Fonte: Lyt/divulgação

A Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil-RS) apresentou nesta quarta-feira, dia 27, a Lyt Lácteos, marca coletiva que será usada na comercialização de vários produtos. “A marca coletiva permite comercializar produtos lácteos em bloco, o que pode facilitar o acesso a grandes varejistas, já que teremos mais facilidade para atender a pedidos de alto volume, por exemplo”, disse o secretário-executivo da Apil-RS, Alexandre Rota. 

A entidade reúne 57 plantas industriais associadas, que recebem cerca de 2,5 milhões de litros de leite cru por dia, em média. Todas elas poderão contribuir com a marca coletiva. Com produtos como leite UHT, iogurte, requeijão, manteiga, leite condensado e doce de leite, a associação busca ampliar a atuação das indústrias gaúchas de pequeno e médio porte no Rio Grande do Sul, bem como conquistar mercados em outros estados.

De acordo com a Apil, a identidade dos produtos feitos pelos pequenos laticínios gaúchos será fortalecida, e os produtores terão auxílio no processo de promoção, difusão e marketing, além de segurança jurídica. As marcas individuais não desaparecerão. 

A ideia é eleger alguns produtos de referência e sincronizar uma parte da produção para a Lyt. Ou seja, se um laticínio faz um doce de leite que já tem uma fatia no mercado, a marca coletiva pode referenciar aquele produto com o selo da Lyt. A partir daí, outras indústrias farão aquele produto com o mesmo padrão de qualidade. 

A Apil iniciou o processo de constituição da marca há oito anos. Recentemente, a utilização da marca Lyt foi aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Por isso, os produtos deverão atender a diversos critérios técnicos. “A produção dos itens selecionados para comercialização será coletiva, sempre com padrão de qualidade superior”, afirmou Rota. 

Sair da versão mobile