Quinze frigoríficos do oeste de Santa Catarina se uniram para criar a Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (Asaasc) e também a marca Saborense. Juntos, esses 15 frigoríficos faturam a média de R$ 50 milhões ao ano, informou a nova entidade, em nota. A marca foi desenvolvida com o apoio do Sebrae-SC e do Instituto Nacional da Carne Suína (Incs) e será lançada no dia 1º de julho, em Chapecó (SC).
Conforme a associação, que é sediada em Concórdia (SC), o objetivo inicial é centralizar os pedidos de compras dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores margens de preços. “Com isso, reduzimos o custo operacional, que, individualmente, muitos não poderiam obter”, diz o presidente do Incs, Wolmir de Souza. “Além do ganho econômico, há também a possibilidade de o atendimento aos fornecedores ser feito num único local, aumentando o tempo que os associados podem dedicar às suas empresas.”
O coordenador regional oeste do Sebrae-SC, Enio Alberto Parmeggiani, realça que a criação de centrais de negócios, como essa de pequenos frigoríficos, promove o desenvolvimento dos pequenos negócios e do território onde estão instalados.
“A organização dos segmentos industriais de pequeno porte é a forma de associativismo que amplia o acesso das empresas ao mercado e as fortalece na busca por novos mercados. A central de negócios melhora o poder de compra dos frigoríficos, dissemina melhores práticas, compartilha recursos de infraestrutura e combina competências, elevando seu grau de sustentação e de competitividade”, diz.