Presidente da ABPA antecipa tema de encontro com Temer

Em entrevista no Jornal da Pecuária, Francisco Turra falou sobre a reunião que terá com o presidente interino em Brasília

Representantes do setor de aves, suínos e ovos terão audiência nesta quarta, dia 20, com o presidente interino da República, Michel Temer. O encontro acontecerá às 10h30, no Palácio do Planalto. Nesta terça, o Canal Rural entrevistou com exclusividade o presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, que adiantou o que será debatido na reunião.

Canal Rural: Quais demandas serão debatidas nesse encontro com o presidente Temer?

Francisco Turra: Em primeiro lugar, esse encontro é muito importante para setor, até pelo êxito que tivemos e até pelas dificuldades que estamos superando sempre. O principal assunto é manter o estado sanitário e, para isso, é preciso haver o envolvimento do governo como um todo e permitir que a gente continue com esse mapa branco, que nunca teve nenhum problema de gripe aviária e já estamos eliminando também a peste suína clássica. Isso é um passaporte que é valiosíssimo para todos nós.

Canal Rural: Essa questão sanitária é importante principalmente para a participação do Brasil no mercado internacional. Como isso pode ser reforçado?

Francisco Turra: Exatamente. É o que nós vamos pedir, para que ele reforce o orçamento do Ministério da Agricultura para manter esse estado sanitário, que é respeitado no mundo todo e é por isso que estamos em 158 países do planeta.

Para a sanidade ser reforçada, é preciso uma ação de governo. O Ministério da Defesa, por exemplo, precisa cuidar da fronteira por rios e queremos envolver o Ministério da Saúde também. Enfim, é muito bom ouvir do presidente, do ministro da Agricultura e do ministro (José) Serra que eles pretendem ajudar a abrir mercados para produtos brasileiros e fazer acordos bilaterais e multilaterais. O Brasil não pode continuar como esteve e é fundamental que a gente estimule a abertura de novos mercados. Que nós possamos ter acordo com o máximo de países possíveis.

Canal Rural: Que tipo de produtos brasileiros podem ganhar mais mercado?

Francisco Turra: Nós estamos em 158 mercados. A carne suína, por exemplo, está em 90 mercados e pode abrir mais. Outros produtos, como arroz e lácteos, podem entrar em outros mercados. Há vários setores do agro que têm hoje mercados importantes para serem abertos.