Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Presidente da ABPA antecipa tema de encontro com Temer

Em entrevista no Jornal da Pecuária, Francisco Turra falou sobre a reunião que terá com o presidente interino em Brasília

Representantes do setor de aves, suínos e ovos terão audiência nesta quarta, dia 20, com o presidente interino da República, Michel Temer. O encontro acontecerá às 10h30, no Palácio do Planalto. Nesta terça, o Canal Rural entrevistou com exclusividade o presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, que adiantou o que será debatido na reunião.

Canal Rural: Quais demandas serão debatidas nesse encontro com o presidente Temer?

Francisco Turra: Em primeiro lugar, esse encontro é muito importante para setor, até pelo êxito que tivemos e até pelas dificuldades que estamos superando sempre. O principal assunto é manter o estado sanitário e, para isso, é preciso haver o envolvimento do governo como um todo e permitir que a gente continue com esse mapa branco, que nunca teve nenhum problema de gripe aviária e já estamos eliminando também a peste suína clássica. Isso é um passaporte que é valiosíssimo para todos nós.

Canal Rural: Essa questão sanitária é importante principalmente para a participação do Brasil no mercado internacional. Como isso pode ser reforçado?

Francisco Turra: Exatamente. É o que nós vamos pedir, para que ele reforce o orçamento do Ministério da Agricultura para manter esse estado sanitário, que é respeitado no mundo todo e é por isso que estamos em 158 países do planeta.

Para a sanidade ser reforçada, é preciso uma ação de governo. O Ministério da Defesa, por exemplo, precisa cuidar da fronteira por rios e queremos envolver o Ministério da Saúde também. Enfim, é muito bom ouvir do presidente, do ministro da Agricultura e do ministro (José) Serra que eles pretendem ajudar a abrir mercados para produtos brasileiros e fazer acordos bilaterais e multilaterais. O Brasil não pode continuar como esteve e é fundamental que a gente estimule a abertura de novos mercados. Que nós possamos ter acordo com o máximo de países possíveis.

Canal Rural: Que tipo de produtos brasileiros podem ganhar mais mercado?

Francisco Turra: Nós estamos em 158 mercados. A carne suína, por exemplo, está em 90 mercados e pode abrir mais. Outros produtos, como arroz e lácteos, podem entrar em outros mercados. Há vários setores do agro que têm hoje mercados importantes para serem abertos.

Sair da versão mobile