O novo projeto que vai ser incorporado por um aplicativo para ajudar na gestão de fazendas de todo país foi escolhido neste fim de semana no primeiro Hackathon da pecuária brasileira. Jovens programadores trabalharam duro durante cinco dias na maratona de novas ideias para aprimorar as cadeias de produção de carne, leite e genética do Brasil.
Após todo esse trabalho, quem saiu da maratona sorrindo foi a estudante de gestão de análises e desenvolvimento Caroline Marcondes. Ela e a colega de faculdade apresentaram um modelo de monitoramento da alimentação bovina que conquistou os jurados e o projeto vai ser destaque na próxima edição do Hackathon da Pecuária, que vai ser realizado no segundo semestre em Boston, nos Estados Unidos.
“Esse monitoramento gera dados, que geram informações que podem servir pra diferentes áreas. Eu e a Letícia estamos muito felizes porque a gente entrou no mercado de TI agora e a gente não tem muita experiência no mundo da pecuária. Nós conseguimos absorver bem a ideia, agregar tudo que a gente tem de conhecimento e passar bem pra todo mundo”, disse Caroline.
Segundo o CEO da Bovcontrol, Danilo Leão, o Brasil é conhecido por ser um grande centro criativo e daqui nascem algumas das grandes ideias inovadoras e não poderia ser diferente para o campo. “Nosso país tem um poder de engenharia muito interessante e se destaca em relação a criatividade, ao entendimento do problema de perspectivas muito inovadoras. A gente ainda tem uma cultura empreendedora desenvolvida nesse meio, tem muitos engenheiros que estão começando entender o que significa escalar uma empresa de tecnologia. Então a gente tem trazido isso nesse modelo de Hackathon”, falou.
Setenta pessoas se inscreveram para participar do primeiro Hackathon brasileiro da Pecuária. Mas apenas duas equipes tiveram os projetos avaliados por investidores, especialistas em agronegócio e profissionais da Bovcontrol, um aplicativo que tem mudado a gestão de fazendas por todo país. O aplicativo foi lançado há três anos no Brasil e mais de vinte e três mil fazendas já utilizam a tecnologia.
O diretor comercial do Canal Rural, Marcos Gomez, elogia o olhar diferenciado da nova geração em relação ao campo. “A gente está com o desafio de pensar soluções novas pro próprio mercado de publicidade, essa extração de dados, um monte de informação bacana. Começar a ouvir um pouco mais essa geração que está trazendo um novo olhar para o campo, para soluções, um novo olhar pra economia compartilhada. A gente tem que cada vez mais beber dessas fontes, entender esses movimentos que são possíveis pra uma nova economia e para o Canal Rural ser sempre perene nas suas iniciativas”, disse.