A queda de energia em uma granja em Tamarana, no interior do Paraná, provocou a morte de mais de 30 mil frangos nesta segunda-feira. Segundo o avicultor João Ademir Pasquim, houve um temporal que provocou a queda de energia e o painel controlador acabou não acusando a falha no fornecimento. “Acabou faltando uma fase e o painel não acusou e o granjeiro não percebeu que estávamos sem luz”, disse.
Como os animais já estavam no ponto de abate, acabaram morrendo com maior facilidade. Segundo Pasquim, propriedades vizinhas também enfrentaram a falta de energia, mas como os animais eram mais novos, acabaram sobrevivendo.
O produtor disse que já acionou a companhia elétrica e que está tentando reaver a perda de aproximadamente R$ 350 mil causada pelo incidente. “Ela diz que vai haver ressarcimento, mas eu não sei se vai mesmo. Estamos vendo como faz e indo até companhia para saber como podemos resolver”, disse.
De acordo com o proprietário da granja, como a energia não faltou por completo, demorou para que fosse percebido o problema e ligado o gerador. “Sobrou 20% de frango vivo e a empresa que compra da gente vai tirar o frango e, em seguida, vamos colocar outro lote”, finalizou.
Em nota, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que a queda de energia foi consequência de um vendaval na madrugada de segunda-feira, que interrompeu o fornecimento para 18 mil consumidores na região norte do estado. A empresa ainda diz que quem se sentir prejudicado pela falta de energia pode entrar com um pedido de ressarcimento em qualquer agência da companhia.