Presente no Brasil desde o período colonial, a caracu é a raça europeia mais adaptada às condições tropicais encontradas no país. Com mais de quatro séculos de seleção, o caracu reúne, hoje, qualidades importantes e cada vez mais procuradas no segmento do gado de corte, principalmente para o cruzamento industrial.
A rusticidade adquirida ao longo dos anos proporcionou à raça menor exigência alimentar e maior resistência aos parasitas, além de aumentar a longevidade dos reprodutores. Todas essas características garantem ao produtor uma significativa economia em relação à utilização de outras raças europeias no cruzamento.
Fêmeas x Machos
As fêmeas apresentam grandes índices de fertilidade, boa estrutura corporal, facilidade no parto, boa produção de leite de qualidade, e boa conformação de tetos. A excelente habilidade materna, além de ser uma característica muito procurada no cruzamento industrial, faz da raça uma das mais recomendadas para ser utilizada no mercado de receptoras.
Já os machos se destacam por bons resultados no cruzamento a campo, sendo o Caracu uma das poucas raças europeias que apresentam bom desempenho em programas de monta natural na região dos trópicos.