A receita com a exportação de carne bovina em janeiro foi de US$ 375 milhões, 14,8% menor que os US$ 440 milhões obtidos no mesmo mês de 2015, informou nesta quarta-feira, dia 17, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). O resultado leva em conta, além de produto in natura, também miúdos, tripas, industrializados e salgados.
Em volume, o Brasil exportou 99,6 mil toneladas no primeiro mês do ano, levemente acima das 99,5 mil toneladas embarcadas no ano passado. “Nossa perspectiva para um ano melhor do que 2015 está mantida pelos novos mercados que foram abertos no ano passado”, afirmou, em nota, Antônio Jorge Camardelli, presidente da Abiec.
A expectativa do mercado é de que os embarques avancem a partir deste mês, quando sazonalmente importantes compradores, como a Rússia, retornam ao mercado. Além disso, ainda em fevereiro, a Arábia Saudita deve voltar a comprar carne bovina brasileira, o que também deve impulsionar a exportação nos meses seguintes.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apontam que nas duas primeiras semanas deste mês, com oito dias úteis, o Brasil vendeu 64,4 mil toneladas de carne bovina, o que representa uma média diária de 6,4 mil toneladas, bem acima da média diária registrada em fevereiro de 2015 de 4,2 mil toneladas (considerando 18 dias úteis) e também da média do mês passado (3,9 mil toneladas).