Reprodutor Shottle morre na Inglaterra

Um dos reprodutores mais famosos da pecuária leiteira mundial deixa legado de mais de um milhão de doses vendidasA ABS Global, líder mundial em genética bovina, serviços de reprodução e tecnologias de inseminação artificial, anunciou a perda de um dos mais importantes reprodutores da história da pecuária leiteira. Famoso no mundo inteiro, o touro 29HO12209 Picston Shottle morreu depois de uma carreira milionária de mais de 1,17 milhão de doses produzidas. 

Fonte: Divulgação/ABS Global

– A morte de Shottle significa que perdemos um dos mais influentes animais de nossa indústria. Ele teve um grande impacto nas fazendas de leite ao redor do mundo nos últimos 15 anos e foi um dos touros que mais conquistou a satisfação dos clientes em todos os tempos – lamentou Saskia Korink, cehfe de Operações da ABS Global.

Filho da vaca Condon Aero Sharon EX-91 e do touro Carole Prelude Mtoto, Shottle nasceu na Spot Acre Grange, próxima de Stafford, na Inglaterra, que é a casa das famílias Pickford e Picston Holstein.

Por sete sumários de touros consecutivos – janeiro de 2008 a janeiro de 2010 – Shottle se manteve na lista Top 100 TPI e permaneceu entre os 15 touros Top nos cinco sumários seguintes. Em dezembro de 2011, Shottle se tornou o 11º touro da ABS a conquistar o status “milionário”, com um milhão de doses de sêmen vendidas. Quando fez 12 anos, ele continuava com a mesma performance de touros com metade da sua idade, permanecendo entre os Top 25 touros da lista Top 100 TPI. Mesmo aos 15 anos, ainda se mantinha como um excepcional melhorador para características de saúde e tinha mais de 1.20 para PTAT. Ele continua a impactar a lista americana Holstein TOP 100 TPI, com dois filhos e 28 netos maternos ranqueados.

Brasil

Desde 2009, a genética de Shottle é comercializada no Brasil, já atingindo mais de 73 mil doses vendidas. O país é o único do mundo que ainda possui doses no estoque para ser vendidas. 

– Com toda certeza, Shottle mudou a raça para sempre. Hoje, é impossível analisar o pedigree das grandes vacas e dos grandes touros e não encontrar a linhagem. Aqui no Brasil, as filhas do Shottle começam a entrar em sua 4ª lactação e a satisfação dos clientes é tanta, que a genética continua sendo utilizada no rebanho – comenta Marcello Mamedes, gerente de produto Leite Europeu da ABS Pecplan.