Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Saiba como iniciar uma criação de galinha ornamental

Mercado de aves domésticas cresce a uma taxa de 10% ao ano e envolve 39 milhões de exemplares no Brasil

Fonte: Luke Runyon/Harvest Public Media

Engana-se quem pensa que o mercado de aves ornamentais tem pouca expressão. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em todo o Brasil há 39 milhões de aves domesticadas, e o setor cresce a uma taxa de 10% ao ano. 

Entre os animais disponíveis para ornamentação de chácaras e sítios, um destaque são as chamadas galinhas polonesas, raças que possuem um grande penacho adornando a cabeça.Elas têm porte menor do que os exemplares de raças de produção comercial. Outra peculiaridade é que não chocam os ovos naturalmente. O médico veterinário Frederico Chil afirma que essas galinhas perderam o instinto de cuidar dos ovos com o passar do tempo. Dessa forma, é preciso utilizar chocadeiras na criação ou passar os ovos para galinhas comuns ou outras aves chocarem.

As polonesas também necessitam de cuidados específicos com os olhos. As penas que formam o topete muitas vezes pode ferir a córnea das aves, causando lesões e infecções. 

Os demais cuidados não diferem muito do destinado a outras categorias. O galinheiro recomendado é do de semiconfinamento – o mesmo tipo utilizado para outras aves, com abrigo para a noite e terra macia, para que as aves fiquem soltas durante o dia. 

A dieta consiste basicamente de ração e verdura. A criadora Claudia Regina Rodrigues Leme afirma que procura fornecer misturas com ingredientes de alta qualidade.

Sair da versão mobile