As intempéries diminuem a qualidade das pastagens, bem como pela retenção por parte dos pecuaristas. O preço da arroba, com discreta oscilação em algumas praças, pode ser considerado estável, tendo em vista que as indústrias observam o comportamento do mercado “caminhando de lado”. Essa situação poderá perdurar por tempo indefinido, mas deverá ser suficiente para uma recuperação das pastagens e da produção de bovinos em condições de abate.
O atacado opera com boa oferta e melhor volume de vendas, porém com preços estáveis e com os compradores se preparando para a curta semana do Carnaval, que deve determinar uma paralisação dos negócios. Há muita especulação e consultas sobre preços. O movimento de compras poderá se restabelecer no período após o Carnaval. No entanto, se houver queda de oferta no mercado atacadista, os preços poderão ficar mais aquecidos, caso ocorra aumento da procura no varejo. Segundo a Scot Consultoria, a alta semanal da carne com osso no atacado é de 3,1%.
De acordo com a Scot, houve queda da referência do boi gordo em três praças pecuárias e alta em uma das 31 pesquisadas nesta quinta, dia 12. A oferta de bovinos terminados está restrita e as vendas de carne, em ritmo lento. Parte dos frigoríficos vem reduzindo os abates devido à demanda desacelerada.