O teste terá início no dia 26 de janeiro, com término agendado para 27 de abril de 2015. Será aplicado na Vitrine Tecnológica da Fazenda Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).
A prova se propõe a avaliar os touros senepol em relação ao consumo alimentar residual (CAR), com o objetivo principal a identificação de animais com bom desempenho para eficiência alimentar.
A prova será realizada com 25 animais, no mínimo, sem exceder 55 exemplares. O critério de preenchimento das vagas é a ordem de inscrição, realizada através do e-mail da professora doutora Carina Ubirajara ([email protected]).
O pecuarista deve inscrever touros que tenham registro genealógico de nascimento (RGN) e que nasceram entre 1º de outubro e 30 de novembro de 2013. Cada criador pode inscrever, no mínimo, um animal e, no máximo, cinco touros da raça.
A prova consiste na classificação dos animais pelo cálculo do CAR, através do GrowSafe. As mensurações realizadas com a ultrassonografia de carcaça (área de olho de lombo, acabamento e marmoreio), ganho em peso, perímetro escrotal e altura serão complementares.
Outras exigências Para participar da avaliação, também é preciso apresentar atestado negativo de brucelose e tuberculose bovina, RGN e contrato assinado, em duas vias.