A abertura do mercado chinês para produtos lácteos do Brasil foi vista como a melhor notícia do ano para o setor. De acordo com a analista de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Natália Grigol, a conquista do novo mercado vem em um momento em que produtores de leite enfrentam uma crise, com cerca de três anos consecutivos de dificuldades.
“É uma notícia ótima, mas de longo prazo. A decisão é uma cereja no bolo, um grande incentivo, mas precisamos fazer a lição de casa para aproveitar a oportunidade”, ressalta.
Grigol comenta ainda que a abertura de mercado dá oportunidades o setor leiteiro, com produtor e indústrias podendo se organizar a longo prazo e fazer investimentos.
Lição de casa
A analista de mercado afirma, no entanto, que será preciso fazer a ‘lição de casa’. “Na parte de dentro da porteira, o produtor tem que ter qualidade, controlar a CCS (contagem de células somáticas), cbt (baixa contagem de bactérias) e produzir um produto saudável e competitivo. Com isso, ele vai ganhar em qualidade, mas para isso a indústria tem que ser parceira e estar com o produtor”, diz.
Outro ponto importante que ela ressalta é a sinalização que Ministério da Agricultura tem feito para criar políticas agrícolas específicas para o setor, com muito mais planejamento. “Precisa haver sintonia de todos os elos, coordenar o elo. Se há investimento dentro da cadeia, o ganho é enorme”.