O Ministério da Agricultura (Mapa) lançou nesta quinta-feira (17), o Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos. A iniciativa vai capacitar produtores de todo o Brasil com o intuito de dar mais segurança aos produtores.
- Mapa anuncia registro de 26 defensivos agrícolas formulados
- Agronegócio respondeu por 27,4% do PIB brasileiro em 2021, aponta Cepea
O secretário de defesa agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, explica como deve funcionar o programa, que também contará com um aplicativo para facilitar a verificação dos certificados de aplicação.
“O programa contará com um aplicativo para permitir o registro do aplicador, facilitando a vida do agricultor, que poderá ter no celular o comprovante da sua aplicação. Esse sistema poderá ser usado pelas agências de defesa agropecuária dos estados”.
No lançamento do programa, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também defendeu o processo de aprovação de novos defensivos agrícolas que é feito no Brasil e falou da importância desses insumos.
“É necessário uma grande mobilização nacional para atingirmos o nosso objetivo e mostrar que sim, os defensivos são fundamentais para garantirmos a segurança alimentar em todo o mundo, mas que há segurança para o aplicador, para o meio ambiente e para o consumidor final”, disse a ministra.