- Plano Safra: negociações ainda estão em andamento e cerimônia de lançamento está confirmada para às 16h30 desta quarta-feira, 17;
- Mato Grosso se prepara para colher até 32 milhões de toneladas de milho na segunda safra;
- Bruno Funchal assume Tesouro Nacional e comentarista Miguel Daoud destaca necessidade de implementar estratégias para aumento do investimento público;
- Relação de troca entre soja e fertilizantes é a melhor das últimas cinco safras, aponta Imea.
Plano Safra: negociações ainda estão em andamento e cerimônia de lançamento está confirmada para às 16h30 desta quarta-feira, 17;
A repórter Paola Cuenca informou que ainda há negociações em torno do Plano Safra 2020/2021 e que os detalhes finais provavelmente serão fechados apenas nesta quarta-feira, 17, momentos antes do lançamento. Ela também anunciou que o presidente Jair Bolsonaro confirmou presença na cerimônia, que começa às 16h30.
Os especialistas em crédito rural Ademiro Vian e Ivan Wedekin disseram que esperam redução pequena das taxas de juros e que elas se manterão acima da taxa básica de juros (Selic). Ivan ainda lembrou que o risco de crédito do agro estará bem abaixo que o de outros setores e que isso pode gerar interesse dos bancos privados.
Mato Grosso se prepara para colher até 32 milhões de toneladas de milho na safrinha
O comentarista do Canal Rural Glauber Silveira trouxe a expectativa de que a colheita da segunda safra de milho ultrapasse 32 milhões de toneladas em Mato Grosso.
O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Gutemberg Silveira, agradeceu à ministra Tereza Cristina e ao presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), pelo apoio dado ao produtor. Ele pediu foco dos órgãos governamentais para investimentos em armazenagem, pois um custo financeiro menor para implementação dessa estrutura pode trazer ganhos de eficiência no planejamento da produção e das vendas.
Bruno Funchal assume Tesouro Nacional e comentarista Miguel Daoud destaca necessidade de implementar estratégias para aumento do investimento público
O ministro da Economia, Paulo Guedes, escolheu o atual diretor de Programas do Ministério da Economia, Bruno Funchal, para ser o novo secretário do Tesouro Nacional. O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud lembrou que o cargo é de extrema importância, sobretudo no momento atual.
O contexto mundial traz um aumento do endividamento global, com a dívida dos países desenvolvidos ultrapassando inclusive a produção nacional anual (PIB). Nesse sentido, o secretário precisa desenhar estratégias que permitam aumento do investimento público, sem descontrole do endividamento, já que o país possui nível de dívida alto em comparação com outros emergentes.
Relação de troca entre soja e fertilizantes é a melhor das últimas 5 safras, aponta Imea
O jornalista Luiz Patroni mostrou estudo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que aponta que a relação de troca entre a soja e fertilizantes é a melhor das últimas cinco safras. Além disso, em comparação com o ano passado, a relação está mais estável.
Por fim, ele comentou que 81% dos insumos já estão comprados, sendo que no ano passado este valor era de 70%, o que mostra bastante avanço faltando três meses para início do plantio.