- Itaú BBA: produtor deve aproveitar bom momento dos preços do boi para proteção no mercado futuro
- Scot Consultoria: melhor momento para investimento em matrizes se dá quando o mercado de reposição está em baixa
- Banco Central revisa projeção para o PIB brasileiro e indica queda de 6,5% em 2020; Miguel Daoud estima que interiorização da Covid-19 deve levar PIB do agro a recuar nos próximos trimestres
- Benedito Rosa: ação coordenada de fiscalização é necessária para combater fraudes em fertilizantes
Itaú BBA: produtor deve aproveitar bom momento dos preços do boi para proteção no mercado futuro
O consultor de agronegócio do Itaú BBA Cesar de Castro analisa que o produtor deve aproveitar o bom momento dos preços do boi gordo para garantir um piso mínimo a ser recebido. Ele afirma que o mercado futuro possui estratégias e dispositivos que possibilitam ao produtor essa proteção.
Castro acredita que caso a demanda chinesa permaneça forte, a tendência é de o preço continuar em alta, porém, que a grande dependência de um único destino sempre gera riscos, por isso a ideia de garantir um preço.
Por fim, ele projeta que o investimento em matrizes é bastante oportuno, mas que já é um mercado que chama bastante atenção e que o preço do bezerro se encontra em pico histórico.
Scot Consultoria: melhor momento para investimento em matrizes se dá quando o mercado de reposição está em baixa
O analista de mercado da Scot Consultoria Hyberville Neto opina que o momento mais oportuno para investir em gado de reposição se dá quando o mercado está em baixa. O cenário atual é de preços altos para essa categoria e que talvez seja mais interessante para o pecuarista aproveitar o aumento de seu poder de compra com investimentos em melhorias para otimizar produção.
Hyberville Neto destaca a demanda chinesa como principal fator a pressionar os preços do boi no mercado brasileiro. Além disso, por uma exigência da China de idade de até 30 meses para os animais exportados, a proporção de novilhas entre o total de fêmeas abatidas tem aumentado desde 2018. O movimento de retenção de fêmeas tentando aproveitar o momento de alta dos preços tende a causar um aumento da oferta para os próximos anos e pode gerar um reequilíbrio dos preços.
Banco Central revisa projeção para o PIB brasileiro e indica queda de 6,5% em 2020; Miguel Daoud estima que interiorização da Covid-19 deve levar PIB do agro a recuar nos próximos trimestres
O Banco Central do Brasil (BCB) revisou sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 e indica contração de 6,5%. Para a agropecuária, a revisão foi de uma alta de 2,9% para 1,2%, dessa forma, o setor foi o único a apresentar crescimento positivo este ano na estimativa do BCB.
O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud estima que a interiorização da Covid-19 deve trazer contração do PIB do agro no terceiro e no quarto trimestre deste ano na comparação trimestral, o que justifica a revisão do Banco Central para o crescimento do setor no ano.
Benedito Rosa: ação coordenada de fiscalização é necessária para combater fraudes em fertilizantes
O comentarista do Canal Rural Benedito Rosa afirma que apenas uma ação coordenada entre produtores, Ministério da Agricultura e Polícia Federal pode combater com eficiência as fraudes detectadas na produção e comercialização de fertilizantes.
Benedito Rosa lembrou que o problema de fraudes e inconformidades nos fertilizantes é antigo no Brasil, e que como necessitamos importar um grande volume desse insumo, é importante que o controle de qualidade seja redobrado.