O calor voltou ao Sul do Brasil. Em Uruguaiana, (RS) os termômetros marcaram 32º C na tarde desta terça, 26. A chuva cessou desde o início desta semana, mas o frio ainda predominava no estado, e isso segurou a umidade. Com isso, a umidade do solo deve diminuir, favorecendo os trabalhos no campo
No entanto, a disponibilidade de água no solo ainda está elevada nos três estados do Sul, mas a tendência é de redução. “Isso ainda não preocupa os produtores, pois o solo ainda está encharcado. Essa condição de tempo firme favorece a retomada da colheita do trigo, desde o Rio Grande do Sul até o Paraná e a semeadura da soja e do milho.
- Chuva volta com força; confira a previsão do tempo desta quinta-feira
- Soja: 450 mm de chuva por safra é o mínimo para boa produtividade. Saiba driblar déficit hídrico
Para os próximos dias, a previsão do tempo indica chuva forte apenas para o norte do Paraná, com 30 mm. Para os outros estados do Sul, a chuva, se acontecer, será de forma pontual.
A chuva também deve acontecer com grandes acumulados na costa do Sudeste até o Norte do país. Por outro lado, a chuva diminuir no Matopiba e norte de Minas Gerais
Precipitações também são esperadas para São Paulo e Minas Gerais. Nos próximos cinco dias pode chover 50 mm em áreas de café, e os volumes podem ser ainda maiores. Até o dia 10 de novembro, são esperados 190 mm em Guaxupé (MG). Para os próximos 30 dias, o volume na região pode passar dos 350 mm.