Entre os dias 17 e 21 de maio, o Distrito Federal será palco da Agrobrasília, Feira de Tecnologia e Negócios voltada para empreendedores rurais da região. Realizada pela cooperativa agropecuária Coopa-DF, a feira deve receber cerca de 18 mil pessoas a cada dia de evento.
Há quinze anos, a Agrobrasília vem se consolidando como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio, além de um espaço de palestras, workshops e discussões sobre temas importantes relacionados ao setor.
Um dos diferenciais da Agrobrasília é oferecer espaço e oportunidades para produtores de todos os portes, inclusive para os agricultores familiares, que têm encontrado no cooperativismo um caminho para vender mais.
É o caso do produtor rural Ivan Engler. Proprietário de um terreno de onze hectares localizado no Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, ele planta legumes, verduras, frutas e folhagens. Em 2012, o produtor assumiu a presidência de uma associação local de produtores. O trabalho conjunto deu tão certo que, quatro anos depois, a associação cresceu, virou uma cooperativa, e resolveu o problema da comercialização. Assim, os participantes puderam focar naquilo que eles sabem fazer de melhor: produzir.
Hoje, a cooperativa tem vários contratos. Para se ter ideia, em um deles, com a secretaria de Desenvolvimento Social do DF, a cooperativa fornece 11 mil cestas por mês. Por ano, a cooperativa movimenta até R$ 4 milhões.