Você sabia que existem tecnologias que realizam contagem das plantas e conseguem fazer o planejamento e a previsão da safra? A Embrapa Instrumentação já desenvolveu técnica com drones e uma agtech holandesa criou uma câmera que prevê o rendimento da safra com até três semanas de antecedência.
O método combina visão computacional e aprendizagem profunda (deep learning) para reduzir custos de manejo e favorecer a gestão sustentável das lavouras pelo uso de drones.
Os experimentos usaram cultivos de milho e citros nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e tiveram alto índice de acerto no monitoramento de sistemas agrícolas, além de substituir inspeções visuais, que são demoradas, trabalhosas e tendenciosas.
Outra vantagem em relação aos métodos tradicionais é que a solução com drones permite uma varredura completa do talhão ou da área plantada. O mapeamento preciso das áreas de cultivo auxilia o gerenciamento do campo e a previsão de produção na chamada agricultura de precisão.
Quer ficar por dentro das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para o agronegócio? Fique ligado no AgEvolution.