A reunião do comitê executivo de gestão da Câmara de Comércio Exterior, Gecex, que debateria a isenção de tarifa de importação pele farelo, óleo e soja em grãos nesta quarta-feira, 14, foi adiada. A reunião será realizada na sexta-feira. Uma fonte do Ministério da Agricultura ainda informou que nesta quinta, 15, a secretaria de política agrícola vai decidir se o milho será incluído no pedido de retirada da tarifa externa comum.
“Assim como aconteceu com as tarifas sobre o arroz, o governo está preocupado em buscar o equilíbrio econômico por conta da pandemia do coronavírus. Tudo acabou contribuindo para esse cenário atual, problemas com esmagadoras, mercado de ração em crise e o dólar favorecendo as exportações, e diante de tudo isso é preciso encontrar uma solução”, analisa o comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia.
“Mas isso são problemas que precisamos enfrentar, e que são comuns quando uma economia está crescendo cada dia mais”, enfatiza o comentarista.
Na última semana, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) pediu ao governo federal que retire a Tarifa Externa Comum (TEC) cobrada sobre as importações de grãos usados em rações, para diminuir os custos de produção. Segundo o presidente Ricardo Santin, a entidade também solicitou a simplificação de uma instrução normativa que estabelece critérios para as compras desses insumos pecuários.
Ministério da Agricultura
No Ministério da Agricultura, fontes da pasta afirmam que o assunto é tratado na secretaria de Política Agrícola e no gabinete da ministra Tereza Cristina. Neste momento, o foco estaria mais centrado na soja por conta da alta do preço de prateleira do óleo fabricado a partir do grão. Porém, o mercado de milho também é monitorado.