O comentarista Alexandre Garcia parabeniza o agricultor brasileiro pelos resultados obtidos em 2020. Segundo ele, o setor produtivo garantiu o abastecimento interno e as exportações. “O país está colhendo os frutos do que vocês plantaram”, diz.
Ele destaca o resultado da balança comercial do Brasil, que fechou o ano em R$ 51 bilhões, puxada basicamente pelos bons resultados da agropecuária. “As importações caíram mais que as exportações gerais. Não é que tenhamos tido um super desempenho”, diz.
Alexandre Garcia afirma que o resultado teria sido melhor se o governo tivesse emplacado a reforma tributária para estimular o agronegócio. “O ministro [da Infraestrutura] Tarcísio [de Freitas] está trabalhando muito, mas ainda carecemos de uma logística melhor para escoamento e distribuição das riquezas”, salienta.
Para o comentarista do Canal Rural, o Brasil precisa trabalhar para diversificar mercados para não ficar dependente de grandes compradores, como a China, que aumentou sua participação nas exportações do agro em 2020. “Temos que cuidar dos parceiros tradicionais e ampliar o valor interno das nossas produções do agro, como a agroindústria”, frisa.