Fala-se na possibilidade de o governo federal fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. De acordo com o comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, apesar de a medida não mudar nada na fiscalização e nas leis de proteção ambiental, não é o momento para isso, pois a equipe do presidente Jair Bolsonaro tem outras prioridades.
Além disso, segundo Garcia, Bolsonaro confia muito nos ministros Ricardo Salles e Tereza Cristina. “Ele não tem motivo para mexer com os dois, pois acredita que estão indo muito bem”, afirma. O comentarista afirma, ainda, que a fusão das pastas poderia ser usadas por aqueles que fazem campanha contra o Brasil. “Poderia parecer uma diminuição da importância da proteção do meio ambiente”, diz.
Alexandre Garcia afirma que o governo federal tem como prioridade mostrar para o mundo, principalmente para a Europa, que grande parte da vegetação nativa do Brasil é preservada e que temos condições de aumentar a nossa produção sem derrubar uma árvore.
“O governo também está atento à importância do agro neste momento, em que outros setores foram abalados pelo coronavírus. A ideia é que o agro precisa ser prestigiado com toda e qualquer medida que esteja sendo estudada, principalmente na área tributária, do Ministério da Economia. Politicamente também, o presidente da República sabe que o maciço apoio é do setor”, finaliza.