O comentarista Alexandre Garcia afirma que o sentimento é de tristeza por conta dos incêndios no Pantanal. Segundo ele, moradores locais dizem nunca ter visto nada igual.
“Muito seco, o vento torna o fogo incontrolável. O governo federal está entrando com tudo para ajudar o combate ao fogo, para ajudar os governos estaduais e municipais e os [moradores] atingidos, principalmente os pecuaristas, que perderam pasto, cercas, máquinas e gado; fora o que se perdeu em bioma natural, animais silvestres e árvores nativas”, diz.
Segundo Garcia, a Polícia Federal quer saber se houve incêndios criminosos, mas, pelo que apurou a Polícia Civil de Mato Grosso, as causas foram diversas e acidentais. “Fio de alta tensão que provocou fogo; carro que capotou na entrada de uma ponte queimou 6.000 hectares; máquina agrícola que pegou fogo e se alastrou; um pessoal fumegando abelhas e não controlou o fogo”, relata.
O comentarista diz que a situação é “lamentável”, pois as autoridades trabalham há 20 dias, mas o fogo está incontrolável. Ele afirma que o governo e a população precisam tomar atitudes a partir de agora para que isso não continue acontecendo. “Pode haver fogo, mas um fogo controlado. Com aceiros, manejo em geral, e proteção dos biomas, porque o prejuízo é para todo mundo. E as pessoas que são contra o Brasil se aproveitam disso para fazer uma barulheira”, diz.