Diversas regiões produtoras do Brasil estão em processo de finalização da colheita da safra de soja 2020/2021, como é o caso cidades produtoras de Mato Grosso.E nas fazendas, existe uma maior movimentação por conta da logística do escoamento da safra do grão, ao mesmo tempo que o contágio do novo coronavírus também avança em todo o país.
Com isso, é necessário reforçar os procedimentos nas fazendas em relação aos protocolos sanitários de prevenção para o contágio pela doença e não impactar o momento final da colheita.
Para o comentarista do Canal Rural Glauber Silveira, é possível observar que o processo de cuidados está sendo redobrado nas fazendas.
“Contudo existem momentos que são mais difíceis de manter o isolamento, como receber alguém na propriedade para fazer uma venda ou até mesmo ir à cidade para comprar insumos.”
“Agora, é preciso que cada prefeito também avalie de forma cautelosa a situação das cidades. Medidas restritivas que funcionam muito bem em cidades maiores, como Cuiabá, não devem ser aplicadas da mesma forma em cidades do interior, onde o comércio é menor, o número de habitantes é pequeno e até em alguns casos, onde nem existe transporte público. Existem medidas paliativas que podem funcionar muito bem”, afirma o comentarista.