O turismo rural foi uma das atividades, na cadeia do agronegócio, que não sofreu com a crise da covid-19. Muitas propriedades registraram, inclusive, aumento nas vendas no segundo semestre e a expectativa é que o movimento continue em alta em 2021.
Há mais de 20 anos o apiário Nona Emília, de Ademir Vanini, trabalha com turismo rural, em Itupeva, interior de São Paulo. O nome é uma homenagem à avó e todo trabalho é realizado em família. O filho, Tiago, cuida da fabricação dos produtos e a função de guia turístico fica por conta do pai, Ademir, que explica aos clientes todo o processo de produção de mel.
Com a pandemia, a propriedade precisou fechar as portas por um período. Aos poucos, a clientela foi voltando com as visitas adaptadas aos protocolos de segurança da covid-19. O contato com a natureza e boa localização são um dos atrativos para os turistas.
“Estamos muito próximos da cidade de São Paulo, são rodovias boas. O pessoal vem aqui e vai ficar ao ar livre em vez de ficar preso em casa. Elas vinham para cá e aproveitavam para fazer compras dos nossos produtos e ficavam ao ar livre, sem perigo de contaminação, todos, claro, de máscara, tudo certinho”, afirma Ademir.
Mesmo com a pandemia, a venda de produtos da lojinha aumentou 30% por lá. O carro chefe tem sido o extrato de própolis. Em 2019 foram vendidos 3.400 vidros do produto, já em 2020, mais de 13 mil unidades foram vendidas. Para dar conta da alta demanda, foi preciso dobrar a equipe de produção e o horário de funcionamento.
“No começo, a venda do própolis disparou tanto que, clientes que sempre vinham até a nossa loja, e antes compravam, 1 ou 2 vidros por mês, começaram a fazer estoque em casa com medo de faltar. Também abriu mais mercado para nós, porque os estabelecimentos que nunca trabalharam com nossos produtos, compraram. Estabelecimentos que já trabalhavam com nosso própolis, enquanto compravam 10 por mês, começaram a comprar 50 por semana”, afirma o gerente do apiário Thiago Vanini.
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Os benefícios para a saúde, já bastante conhecidos, do própolis motivou a alta procura pelo produto, afirma a família, ainda mais em tempos de pandemia, onde ninguém quer ficar doente.
“Todos os produtos naturais que você encontra aqui, como o mel e o própolis, que você tem como o melhor antibiótico mundialmente consagrado. E a gente sabe que na pandemia o que mais foi incentivado a fazer foi procurar a aumentar a sua imunização, aumentar a sua resistência”, afirma o cliente Emilio Carlos Toledo.
Agora, a torcida é que a vacina chegue logo e para que as vendas continuem em alta em 2021.
“A expectativa é que o consumo vá continuar maior, pois o brasileiro aprendeu a importância de se prevenir e não de remediar, então o consumo de produtos agrícolas virou uma parte do cotidiano das pessoas”, diz Tiago.
Já o pai, Ademir, está ainda mais confiante. “Eu acho que a hora que esse problema for resolvido, nós vamos ter um grande aumento no turismo. Eu acho que os 30% que aumentou para gente na pandemia, será pouco perto do que está por vir. A gente vai conseguir muito mais se Deus quiser”, diz.