Uma frente fria está se afastando da região Sul, deixando um pouco de chuva em seu caminho. Mas a partir desta quinta-feira (30), o que vai comandar o tempo na região, segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo, é uma massa de ar polar que vai derrubar as temperaturas na próxima madrugada.
Além de trazer frio, essa massa de ar também será responsável pelo tempo mais firme na região.
Serão registradas até temperaturas negativas, como no alto da Serra Catarinense, onde os termômetros podem marcar -2 °C.
Já em alguns pontos da Campanha Gaúcha, no Planalto Catarinense e no sul do Paraná, as temperaturas estarão em torno de 3 °C ou 4 °C. O que indica a possibilidade de ocorrência de geada. “Mas é algo localizado, uma geada fraca, não é abrangente. Além disso, a partir desta sexta-feira (1°) esse ar polar já perde força e a temperatura entra em gradual elevação”, pontua a meteorologista.
Chuvas
O centro do país vai ficar com tempo seco. Ainda há chuva na faixa norte e cerca de 70 mm na costa leste do Nordeste. A região Sul ainda recebe pancadas no começo da semana que vem.
No período de 5 a 9 de julho, praticamente nada muda nessa distribuição de chuvas. Continua a chover no Norte, na faixa leste do Nordeste e há previsão para 30 mm no Rio Grande do Sul. “Em Santa Catarina, há mais variação de nebulosidade e o Paraná tem tempo firme”, afirma Desirée Brandt.
A meteorologista lembra que o tempo seco na área central do Brasil aumenta o número de queimadas. “Por outro lado, acaba favorecendo o andamento de muitas atividades agrícolas em grande parte do país”, diz.