Agronegócio

Benedito Rosa: Covid-19 gera protecionismo comercial que pode afetar Brasil

Para o comentarista e ex-secretário de Política Agrícola, os efeitos do vírus no comércio internacional estão se formando, mas em um direção que não agrada

A pandemia causada pelo avanço do coronavírus, pode gerar protecionismo comercial que afetará as exportações brasileiras, segundo afirmou o comentarista e ex-secretário de Política Agrícola, Benedito Rosa.

“Os efeitos do vírus no comércio internacional estão se formando mas em um direção que não agrada boa parte do mercado. Em primeiro lugar é preciso separar o bloco de produtos tradicionais, como matérias primas que o mundo sempre demandou e continuará demandando, como é o caso das proteínas de animal e vegetal, e a médio prazo o cenário é favorável”, afirma ele.

“E isso já explica porque a venda futura da safra de soja já está fluindo bem, assim como a carne bovina e milho. Porém, existe um outro grupo de produtos, que há muitos é objeto de esforço no Brasil, e é nesse cenário que mora o perigo na pós-pandemia.”, explica Benedito Rosa.