Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Blairo Maggi vai autorizar importação de café

Ministro vai estabelecer alíquotas para a entrada de arábica e conilon

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

O ministro da Agricultura Blairo Maggi confirmou que vai enviar à Câmara de Comércio Exterior (Camex) a autorização para importação de café. A informação foi dada nesta quarta-feira, dia 14, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília. A pasta apoia a demanda da indústria, que solicita a importação de café, alegando a baixa oferta do produto no mercado interno.

O texto da autorização deve permitir a compra de qualquer tipo de café, porém, vai estabelecer um aumento no valor da alíquota para o arábica, como estratégia para impedir a entrada desse tipo de grão no Brasil. “Se nós matarmos nossa indústria nesse momento, não tivermos produto para que ela possa processar, certamente vamos perder mercado internacional”, diz Maggi.

Para o deputado federal Evair de Melo (PV-ES), representante da cafeicultura, o argumento das indústrias não é justificado, já que existiria tanto café arábica como o conilon no mercado interno. “Os números não se justificam e, se a indústria disser que os preços estão altos, se o debate for esse, nós vamos perguntar sobre quando os preços estavam baixos e ninguém ajudou o produtor rural. Esse lucro que os cafeicultores estão tendo é para pagar as dívidas de anos atrás”, afirma.

O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Nathan Herszkowicz, diz que a falta de café conilon é uma realidade e que, inclusive, as exportações brasileiras serão 10% menores neste ano. “A quantidade disponível para nós é insuficiente e isso é algo que nunca vimos. A indústria não está realizando vendas a futuro e, se continuar dessa maneira, nós vamos perder mercado”, afirma.

Sair da versão mobile