O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, confirmou que a diretoria do banco aprovou, em reunião extraordinária da diretoria na tarde desta quinta-feira, dia 2, a criação da linha de crédito para atender produtores rurais endividados. Uma nota deve ser divulgada em breve com a oficialização.
A linha terá R$ 5 bilhões. Cada produtor poderá acessar até R$ 20 milhões com encargos de Taxa de Longo Prazo (TLP) mais 4,5% ao ano, totalizando cerca de 11,5%. Serão nove anos de prazo para pagamento e mais três de carência.
O produtor poderá acessar o crédito do BNDES para quitar as dívidas com bancos e empresas de insumos. As instituições financeiras deverão receber o comunicado ainda nesta semana.
O deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) afirmou que basta implementar a linha junto aos bancos. “Agora é ver como implementar isso nas bases. Até já propus um modelo de requerimento que distribui para os agricultores, pra quem tem interesse na adesão da linha. Agora é ‘pedreira’ até implementar, mas a partir de hoje ela é oficial”, diz o parlamentar.