O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cúpula de chefes de Estado do Mercosul nesta quinta-feira, 2. Em seu discurso, ele afirmou que seu governo está adotando ações em favor da proteção da Amazônia.
“Nosso governo dará prosseguimento no diálogo com diversos interlocutores para desfazer opiniões distorcidas sobre o Brasil e expor as ações que temos tomado em favor da proteção da floresta amazônica e do bem-estar das populações indígenas”, disse.
O comentarista Miguel Daoud destaca que, nos últimos tempos, países importadores de produtos agropecuários vinham reagindo negativamente ao Brasil quando o assunto é meio ambiente. Para ele, como a recuperação econômica se dará pelo agronegócio, o pronunciamento de Bolsonaro está correto e melhor alinhado ao que o mercado busca ouvir.
“Nos últimos tempos, nós percebemos que a Amazônia sempre foi o foco de notícias negativas no Brasil, seja em relação às queimadas ou desmatamento, que retratavam o governo do país tendo postura omissa em relação ao patrimônio brasileiro”, afirma.
- Governo cria programa de pagamento por serviços ambientais
- Meio ambiente: Bolsonaro fará carta em resposta a investidores estrangeiros
Daoud destaca que a declaração acontece às vésperas de uma reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, a respeito de uma série de fatores, entre eles, a preservação das florestas brasileiras. “Como o Canal Rural tem antecipado, entramos em um período de clima seco no país e isso, sem dúvida alguma, aumentará o foco de incêndios na Amazônia. É algo que sempre aconteceu, não é um fato novo. Precisamos nos antecipar a isso”.
De acordo com o comentarista, a pandemia da Covid-19 desarranjou as contas públicas brasileiras, e segundo ele, o Brasil só conseguirá se recuperar se demonstrar credibilidade para atuais e futuros investidores.
“Precisamos mostrar ao mundo que estamos, sim, preocupados com o nosso país e com o planeta. O presidente, não só neste âmbito, está afinando seu discurso, assim como sua postura, e e eu acredito que isso seja muito positivo”, finaliza Daoud.