No final da manhã desta quarta-feira, 18, o presidente Jair Bolsonaro realizou a entrega de 3.305 títulos de propriedades para famílias de 57 assentamentos localizados em municípios de Goiás e do entorno do Distrito Federal. A cerimônia de entrega ocorreu no assentamento Bom Sucesso, em Flores de Goiás, nordeste goiano.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo Filho, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também participaram do evento.
Do total de títulos, 1.480 são definitivos e 1.825 são Contratos de Concessão de Uso (CCU). Mesmo os título provisórios geram benefícios aos assentados, como acesso ao crédito rural e assistência técnica gratuita. Tereza Cristina disse que o governo ainda deve fornecer mais titulações até o fim de 2022.
“Eu espero que, até o final desse governo, nós possamos entregar a grande maioria [dos títulos] e encaminhar aqueles que podem ter o definitivo, mas que também vamos trabalhar muito pra que você tenham o CCU. Porque o CCU já um grande passaporte pra crédito e outras políticas públicas”, disse a ministra.
Durante o evento, também foi lançado o programa Produzir Mais, que levará assistência técnica a 4 mil famílias assentadas em todo o estado de Goiás. O projeto, em parceria com Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), conta com R$ 5,4 milhões de investimento.
Dados do Censo Agropecuário de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que apenas 23,6% dos agricultores da região Centro-Oeste contam com assistência técnica.
Infraestrutura
Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado e o presidente do Incra também assinaram uma ordem de liberação de recursos para construção de estradas vicinais no valor de R$ 2,8 milhões. As verbas, já empenhadas, serão aplicadas na região de Flores de Goiás e de São João D’Aliança.
O ministro de Comunicações, Fábio Faria, também presente na solenidade, inaugurou a instalação de uma torre na área comunitária do assentamento Bom Sucesso. Com velocidade de 20 megabyte, a torre faz parte do projeto Wi-Fi na Praça, que oferece acesso gratuito e ilimitado à internet por meio de antena satelital.
Nesse projeto, a Telebras realiza a instalação em praças públicas de comunidades com baixa ou nenhuma conexão de internet. Cerca de 350 moradores do assentamento serão beneficiados.