Tempo

Brasil deve ter chuva volumosa nos próximos 15 dias; veja a distribuição

De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações mais significativas se espalham pelo Brasil central até 20 de novembro

O ciclone extratropical provocou bastante chuva no Sul do país nas últimas 24 horas. No sudoeste do Paraná, por exemplo, foram registrados mais de 100 milímetros. No Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba, se choveu, foi muito pouco e de forma isolada, de acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.

O sábado, 5, ainda deve ser ter chuva considerável em Santa Catarina e no Paraná, por conta da presença de uma frente fria. Porém, grande parte do Rio Grande do Sul volta a ter tempo mais firme. Chove um pouco também entre o Sudeste e o Centro-Oeste, devido ao calor.

No domingo, 6, a frente fria chega à costa do Sudeste e alimenta a chuva da região ao interior do Brasil, com destaque para as precipitações nos quatro estados do Sudeste. O Sul vai continuar com pancadas do Paraná ao nordeste do Rio Grande do Sul.

De 4 a 12 de dezembro, a chuva mais volumosa deve acontecer em Minas Gerais, Rio de Janeiro e norte de São Paulo. Os volumes também aumentam em Goiás e em algumas áreas de Mato Grosso, o que é muito bem-vindo neste período. Algumas localidades do Paraná ainda devem ter chuva de 80 milímetros.

As temperaturas devem recuar na semana que vem com o avanço do ar polar, mas não há previsão de geadas, já que as mínimas não devem ceder além dos 9 ºC. “É algo muito comum quando falamos de primavera e verão com La Niña. As temperaturas caem neste domingo e voltam a subir na semana que vem”, diz.

De 12 a 20 de outubro, chove bastante no Sudeste, mas a precipitação também volta ao Sul com volumes de até 100 milímetros.