Os social-democratas de centro-esquerda da Alemanha venceram por uma pequena margem o partido da chanceler Angela Merkel nas eleições realizadas nesta domingo, 26, de acordo com os resultados preliminares. Um dos destaques foi o partido verde alemão, que obteve o melhor resultado de sua história e aumentou a participação no parlamento de 8,9% para 14,8%. A Alemanha é a maior economia da Europa.
Nesta segunda-feira, 27, um grupo de 107 empresas e 10 entidades assinou uma carta defendendo “objetivos climáticos ambiciosos” e o “protagonismo” do Brasil na defesa contra o agravamento e os efeitos das mudanças climáticas.
No documento, batizado de ‘Empresários pelo Clima’, os signatários defendem medidas para uma economia de baixo carbono e assumem responsabilidades nessa transformação.
Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a sustentabilidade está na pauta e vai ganhar cada vez mais relevância aqui e no cenário internacional. “É um assunto extremamente importante para o nosso país”, diz.
Segundo Daoud, com a carta, que será apresentada ao governo federal e levada para COP26, empresários e entidades assumiram o papel de protagonistas na questão ambiental. “É uma agenda independente de qualquer governo, de política. As empresas assumiram um compromisso ambiental”, explica.
Na avaliação do comentarista, o Brasil é uma potência ambiental. “É a maior potência do mundo. E o país precisa ter um posicionamento claro nesta área. O Brasil não tem outra saída que não seja o setor agropecuário. (…) e o nosso futuro é muito promissor. Por isso a importância de debater, discutir o futuro. A questão ambiental é essencial para nossa soberania comercial”, afirma.