Diversos

‘Brasil tem potencial enorme para expandir exportações de madeira’

Segundo o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, o país explora apenas 10% do mercado de madeira de corte curto

No acumulado do ano até o dia 10 de julho, o Brasil exportou 1,39 milhões de toneladas de madeira bruta. O volume pode ser considerado recorde, uma vez que já ultrapassou a quantidade embarcada do produto durante todo o ano de 2020, de 1,36 milhões de toneladas.

Para o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, o Brasil tem um potencial enorme para cultivar florestas e exportar madeiras, mas sem deixar de lado o cuidado com a preservação.

“Existe o plano nacional de manejo de floretas sustentáveis, para madeira nativa, onde o Brasil pode fazer semelhante ao que acontece na Suécia, terceiro maior exportador de madeira do mundo. Por lá, eles estão aumentando a produção de madeira e também a área preservada de florestas nativas”, destaca.

De acordo com o comentarista, uma vantagem para o Brasil em expandir o manejo sustentável de florestas seria elevar a venda de outros produtos para o exterior. “Temos potencial para aumentar não só as vendas de madeira tropical, mas como daquelas que tenham um corte mais fino. O potencial de mercado para madeiras de corte curto é enorme e o Brasil explora apenas 10%”, diz Benedito Rosa.