Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café irrigado: 8% de área de Monte Carmelo (MG) está com outorga suspensa para uso de água

Produtores fazem rodízio de água como solução provisóriaEm Monte Carmelo, no Estado de Minas Gerais, dos 14 mil hectares de café irrigado na região, 1.200 estão com a outorga suspensa para uso de água, além de o restante estar com o uso limitado.

O conselheiro de administração da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé), Leo Carlos Mundim, conta que a região está sendo denominada como área de conflito, quando a demanda por água é maior que a oferta.

Como solução provisória, os produtores estão podendo usar a outorga coletiva – que é quando uma associação tem o poder de administrar a água e fazer um tipo de rodízio entre os cafeicultores, caso necessário.

Mas como solução em médio prazo, os produtores querem implementar uma ferramenta de gestão que consiste em armazenar a água em barramentos. No entanto, esta opção precisa de aprovações da Superintendência Regional de Meio Ambiente e o órgão está com dificuldades de liberar as construções.

Segundo o conselheiro, o resultado dessas dificuldades é uma perda no potencial de produção para 2016, apesar de não se ter ainda previsões de quebras de safra.

Sair da versão mobile