Café: tempo seco pode afetar formação dos grãos

Especialista diz que plantas podem sofrer abortamento se a chuva não chegar

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

A falta de chuvas nos cafezais brasileiros ainda não está comprometendo o desenvolvimento da safra, mas pode afetar a formação dos grãos nas próximas semanas. Segundo a Pharos Consultoria, há possibilidade das plantas sofrerem abortamento se o tempo seco persistir nas principais regiões produtoras.

O diretor da consultoria, Haroldo Bonfá, diz que a maioria das lavouras já apresentou floração, mas algumas estão sofrendo com o desfolhamento. Ele explica que uma alternativa foi podar, já que os galhos das plantas não estão aguentando segurar os frutos. 

Segundo a editora do Tempo, Pryscilla Paiva, não deve chover significativamente nos próximos 15 dias e o volume que deve cair não será suficiente para o florescimento dos cafezais.

Bonfá finaliza dizendo que o mercado internacional já está refletindo a falta de chuvas no Brasil, mas, além disso, também monitora a valorização do dólar. O foco é nas medidas que o presidente Michel Temer vai tomar para recuperação da economia, que pode afetar diretamente o câmbio.