Para monitorar a fertilidade e potencial produtivo das áreas de café, muitos produtores fazem a análise do solo. E para fazer o monitoramento de forma correta e garantir a alta produtividade, a Embrapa Café passou algumas dicas.
Após a colheita do grão, alguns produtores fazem as análises de solo, já que as plantas retiram uma grande quantidade de nutrientes. E esses nutrientes devem ser repostos para a próxima safra.
“Os fatores que influenciam essa retirada de nutrientes do solo pelas plantas estão relacionadas a fertilidade do próprio solo, as diferentes cultivares, as diferentes formas de relevo em uma paisagem e claro, aos diferentes tipos de solo. Além do mais, os diferentes tipos de solo, as cultivares e o manejo do solo da própria lavoura, poderá influenciar nessa exaustão dos nutrientes do solo pelas plantas”, explica Anísio Diniz, técnico da entidade.
Para fazer esse monitoramento a Embrapa recomenda adotar alguns procedimentos: a coleta de amostras do solo; enviar essas amostras para análise em laboratório, para que seja possível fazer a interpretação dos resultados e a correção da acidez e adubação do solo.