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Mercado e Cia

Canal do Criador estreia neste sábado, 12

A programação será totalmente dedicada à pecuária brasileira e já conta com um times de especialistas; saiba mais sobre o projeto

O Canal do Criador estreia neste sábado, 12. Focado em conteúdo de pecuária, o projeto integra a plataforma de comunicação do Canal Rural, que além de operar uma emissora de TV, realiza transmissão de eventos e leilões pela internet.

A ideia de criar um canal 100% dedicado à pecuária surgiu durante a pandemia. Feiras, congressos e leilões presenciais foram cancelados por conta das medidas de isolamento social.

O objetivo é oferecer aos pecuaristas uma nova ferramenta de comunicação que ajude na tomada de decisões em todo o processo produtivo, desde a compra de insumos até a venda da produção. “Esse canal terá o tempo todo informações de clima, de mercado, e agendas na tela da TV”, afirmou o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.

O Canal do Criador surge em um momento histórico para a pecuária brasileira. O país tem o maior rebanho do mundo, e é também o maior exportador de carne bovina. No ano passado, toda a cadeia movimentou R$ 618 bilhões, o que representa 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore, Nabih Amin El Aouar, raça que representa 80% do rebanho nacional, o desafio agora é promover uma padronização nacional de qualidade. “Não adianta só contribuirmos com novas tecnologias. Temos que contribuir com conhecimento. E é exatamente em para isso que o Canal do Criador será uma grande ferramenta, para transferir conhecimentos para aqueles que tem menos acesso”.

No caso da carne angus, a produção no Brasil vem crescendo, em média, 10% ao ano, com desenvolvimento genético e sustentabilidade. Atualmente, são 10 mil produtores. “Vejo, sim, que o Canal do Criador vai ajudar aquele criador que ainda não conhece a raça, para que experimente e veja que realmente o resultado que nós dizemos acontece”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski.

O novo canal atenderá também um setor que vem batendo recordes no país: o de leilões. Só este ano, foram mais de 500 transmissões entre Canal Rural e Lance Rural, e a expectativa é de chegar a mil leilões até o fim de 2020.

Logo na estreia, o Canal do Criador vai apresentar um dos mais tradicionais leilões da raça nelore do país. A 30ª edição do Elo de Raça, em Uberaba (MG). “Vão ter animais de um milhão de reais. Ele já abre muito forte, e isso, para nós, é bom porque já vai trazer um público”, afirma o diretor de Pecuária do Canal Rural, Plínio Queiroz.

A previsão do tempo também fará parte da programação, com uma abordagem específica para o pecuarista. “Serão boletins diários, de cinco minutos, com todas as informações relevantes para as pastagens, necessidade hídrica para rebrota, e mapa de água disponível no solo”, conta a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.

O canal escalou três times de craques com participações diárias. O time de analistas de mercado, como Lygia Pimentel (Agrifatto), Carlos Cogo (Cogo – Inteligência em Agronegócio) e Alcides Torres (Scot Consultoria). O time de técnicos, como Antônio Chacker e Benedito Rosa, que vão abordar assuntos relacionados à gestão e manejo. O time de criadores e influenciadores, com Tirso Meirelles, vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp), e Maurício Veloso, presidente da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon).

“O Canal do Criador e o Canal Rural vão interagir muito, serão crossmedia, com troca de informação e conteúdos complementares: um apresenta até determinado nível e o outro aprofunda. Serão canais irmãos que vão trabalhar em conjunto para o desenvolvimento da pecuária”, afirma o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.

Anote na agenda: a partir deste sábado, 12, um nova programação 24 horas, 100% dedicada ao pecuarista. Transmitida pela operadora Sky, no canal 166, e por mais de 20 milhões de pontos de parabólicas analógicas em propriedades rurais em todo o país.

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