O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta terça-feira, 24, no programa de estreia do programa Canal Rural Entrevista, que os produtores rurais do país podem ser afetados caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida modificar a data limite do marco temporal.
“Está tudo pacificado que seria terra indígena aquela área ocupada pelos indígenas até 1988. Lamentavelmente abriu-se uma nova discussão dentro do Supremo. Eles querem que essa data não esteja especificada. Seja 2000, 2020 ou no futuro, a data que for melhor. Se isso acontecer, nós podemos de imediato ter na nossa frente centenas de novas áreas para serem demarcadas. Além do prejuízo para o produtor rural, [já] que muitos têm familiares que há mais de 100 anos ocupavam aquela terra”, enfatizou.
“Essas terras que hoje são produtivas poderiam deixar de ser. E outras reservas, pela combinação geográfica das mesmas, poderiam inviabilizar outras áreas produtivas. Seria um caos para o Brasil e também uma grande perda para o mundo”, complementou o presidente.
Confira outros destaques da entrevista do Canal Rural aqui:
- Bolsonaro confirma novo programa social de R$ 300 para novembro
- ‘Ainda estou no zero’ diz Bolsonaro sobre partido para disputar reeleição
- Tereza Cristina vai poder escolher sucessor na Agricultura, diz Bolsonaro
- Brasil foi um dos países que menos perdeu na economia, diz Bolsonaro sobre pandemia
- ‘China não faz favor ao Brasil’, diz Bolsonaro sobre comércio agrícola