O Canal Rural estreou nesta quarta-feira, dia 10, mais uma novidade para o telespectador. A partir de agora, o produtor rural poderá acompanhar semanalmente uma análise com profissionais do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, um dos mais importantes centros de estudos do Brasil e que divulga, em média, mais de 3 mil dados por dia.
Nos estúdios do Canal Rural, Kellen Severo conversou com o pesquisador do Cepea Mauro Osaki, que detalhou um estudo da instituição que mostra o impacto do não tratamento de pragas e doenças no preço de produtos ao consumidor. Confira:
O estudo
A pesquisa citada por Osaki revela que o não tratamento da ferrugem asiática pode resultar em queda de 30% na produção da oleaginosa. Essa redução na oferta, por sua vez, pode causar uma elevação nos preços da soja em grão de aproximadamente 22,9% e os valores do óleo de soja ao consumidor responderiam com aumento de 10,6%.
Esses são resultados da última parte do trabalho realizado pela instituição em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), que mensurou os impactos econômicos da incidência de pragas e doenças nas culturas de soja, milho e algodão.