Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuva avança pelo Sul do país e será seguida de duas ondas de frio

Massa de ar polar está prevista para o dia 18 e pode provocar geadas em áreas produtoras do Sul

O ciclone extratropical atuante principalmente no Sul do país, está agora na costa do Rio Grande do Sul e está dando origem a uma nova frente fria ao longo desta quinta-feira,15. De acordo com a Somar Meteorologia, o fenômeno pode causa chuva mais forte no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e no centro, sul e sudeste de Santa Catarina, com raios e ventos.

Ressalta-se que em pontos das faixas sul e leste do Rio Grande do Sul também chove, com menor intensidade. A chuva vem desde ontem no Rio Grande do Sul, e os maiores acumulados ocorreram no sul do estado, com mais de 30 milímetros registrados. “Há cerca de 20 dias não chovia no Rio Grande do Sul. Jaguarão, no sul do estado, acumulou mais de 70 milímetros entre ontem e hoje, e há 20 dias seguidos que não chovia bem na cidade, com mais de 50 milímetros em 24 horas. A última vez foi no dia 24 de julho”, explica Desirée Brandt.

Nesta sexta-feira, 16, o tempo continua instável com chuvas em forma de pancadas e céu nublado no Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. Também chove na metade sul e litoral de São Paulo, devido à passagem da frente fria e a chuva chega também em parte do litoral do Rio de Janeiro .

No Rio Grande do Sul as chances de chuva já diminuíram significativamente, mas a temperatura cai ao longo do dia, com mínima que será registrada à noite em boa parte do estado. Nas demais áreas do Brasil, nada muda: chuva nas áreas costeiras do Nordeste, trovoadas e precipitações isoladas na região Norte e tempo seco entre o sul do Ceará, Piauí, todo o Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Roraima.

Na retaguarda da frente fria teremos a entrada de uma massa de ar polar, o avanço desse sistema provocará nova queda acentuada das temperaturas e geadas amplas nos três estados da região Sul no fim de semana. As madrugadas dos dias 18 e do dia 19 devem ser as mais frias, com possibilidade de temperatura negativa nas serras gaúcha e catarinense e no planalto paranaense. As temperaturas despencam no início da próxima semana também no Sudeste e Centro- Oeste, faz frio mas não há previsão de geadas em áreas agrícolas de São Paulo, sul de Minas Gerais e

Mato Grosso do Sul. “Existe uma outra onda de frio prevista para o fim deste mês, lá para meados do dia 28”, diz Brandt.

Sair da versão mobile