Tempo

Chuva se espalha aos poucos por um Brasil castigado pela estiagem

De acordo com a Somar Meteorologia, grande parte do país registrou chuva abaixo da média histórica no trimestre setembro-novembro

Grande parte do Brasil registrou chuva abaixo da média nos últimos três meses — setembro, outubro e novembro. O destaque fica com a região Sul, mas o Centro-Oeste, principalmente Mato Grosso, registrou pouca precipitação no período.

Esta semana, continua chovendo no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, com a formação de áreas de instabilidade no interior da América do Sul. Há chance de temporais nos três estados.

Na terça-feira, uma nova frente fria deve espalhar a chuva pela região Sul e também terá chuva no Sudeste (São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro) e no Centro-Oeste (sul de Mato Grosso e de Goiás e em Mato Grosso do Sul). “É uma chuva provocada pelo calorão e algumas áreas de instabilidade, por acontece especialmente no fim do dia”, afirma a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.

Já na quarta-feira, a precipitação avança e atinge também o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Mas Mato Grosso, Goiás e grande parte do Matopiba seguem com tempo seco.

De 1º a 5 de dezembro, chove cerca de 30 milímetros no Rio Grande do Sul, 30 milímetros no Paraná, 50 milímetros em São Paulo e acima de 70 milímetros no centro-sul de Minas Gerais. Apesar disso, as temperaturas continuam elevadas e as máximas até superam os 30 ºC.

De 6 a 10 deste mês, as temperaturas mínimas no Sul devem recuar por conta de uma frente fria, mas não devem passar de 10 ºC.