Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuva se espalha aos poucos por um Brasil castigado pela estiagem

De acordo com a Somar Meteorologia, grande parte do país registrou chuva abaixo da média histórica no trimestre setembro-novembro

Grande parte do Brasil registrou chuva abaixo da média nos últimos três meses — setembro, outubro e novembro. O destaque fica com a região Sul, mas o Centro-Oeste, principalmente Mato Grosso, registrou pouca precipitação no período.

Esta semana, continua chovendo no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, com a formação de áreas de instabilidade no interior da América do Sul. Há chance de temporais nos três estados.

Na terça-feira, uma nova frente fria deve espalhar a chuva pela região Sul e também terá chuva no Sudeste (São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro) e no Centro-Oeste (sul de Mato Grosso e de Goiás e em Mato Grosso do Sul). “É uma chuva provocada pelo calorão e algumas áreas de instabilidade, por acontece especialmente no fim do dia”, afirma a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.

Já na quarta-feira, a precipitação avança e atinge também o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Mas Mato Grosso, Goiás e grande parte do Matopiba seguem com tempo seco.

De 1º a 5 de dezembro, chove cerca de 30 milímetros no Rio Grande do Sul, 30 milímetros no Paraná, 50 milímetros em São Paulo e acima de 70 milímetros no centro-sul de Minas Gerais. Apesar disso, as temperaturas continuam elevadas e as máximas até superam os 30 ºC.

De 6 a 10 deste mês, as temperaturas mínimas no Sul devem recuar por conta de uma frente fria, mas não devem passar de 10 ºC.

Sair da versão mobile