Já faz seis dias que chove sem parar em áreas da região Sul e do Nordeste. Em São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina, os acumulados já superaram 600 milímetros no período, volume muito acima da média. Já Bom Jesus da Lapa, no centro-oeste da Bahia, soma quase 700 milímetros de chuva em menos de uma semana.
Mesmo com previsão de volumes de chuva mais baixos nos próximos dias, o risco para novos deslizamentos de terra continua.
Para esta sexta-feira (2), ainda há alerta de temporais e chuvas volumosas no sul da Bahia, Espírito Santo, norte de Minas Gerais, sul do Maranhão, Acre e Rondônia. Os acumulados nessas áreas podem chegar a 50 milímetros, podendo causar transtornos.
No Sul, há chuva fraca na faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná, e em grande parte da região de Uruguaiana (RS) o tempo firme, com bastante abertura de sol.
As pancadas de chuva são mais isoladas e pontuais no Centro-Oeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Tocantins. Mas há condições para trovoadas e queda de granizo em algumas áreas. As temperaturas são mais elevadas no Centro-Sul, com destaque para Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Tempo no fim de semana
No fim de semana, a chuva permanece forte e volumosa na Bahia, Amazonas, oeste do Pará e Roraima. Os municípios ficam em alerta devido a acumulados que podem passar de 50 milímetros.
Instabilidades predominam em todas as regiões e há condições para trovoadas e temporais.