Uma área de baixa pressão na costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, uma frente fria na altura do Sudeste e áreas de instabilidade no interior da América do Sul mantêm a chuva no Centro-Sul brasileiro, com chance, inclusive, de queda de granizo.
Chove nos três estados do Sul nesta quinta-feira, 10, apesar de o acumulado não ser tão elevado, variando de 15 a 30 milímetros, pegando a faixa leste de Santa Catarina, interior do Paraná e leste do Rio Grande do Sul.
Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Somar, “está chovendo no molhado”, já que é o interior (oeste) dos estados que mais precisa de chuva neste momento, com situação de emergência hídrica, inclusive.
A precipitação atinge a faixa leste que já tem 90% de umidade disponível no solo, o que gera risco para deslizamento de terra.
A chuva desta quinta-feira alcança também o sul de Minas Gerais e São Paulo, e Desirée pede que o produtor de café espere um pouco mais para começar a colheita sem interrupções.
No oeste de Mato Grosso do Sul, a chuva é mais perigosa, porque deve vir acompanhada por ventania, raios e até granizo. O risco de queda de pedras de gelo também é válido no Rio Grande do Sul, apesar de ser menor.