Diversos

Chuva não dá trégua e volume pode passar dos 200 mm no Sudeste

Atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o clima úmido em uma área que vai do Espírito Santo até a região Norte

O volume de chuva aumenta na região Sudeste impulsionado pela formação de uma área de baixa pressão, que está na altura da costa, e deixa o tempo mais úmido nas áreas de costa do Sudeste.

No decorrer dos próximos dias, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forma, provocando volume de chuva ainda maior, em uma faixa que vai do Espírito Santo até alguns pontos do Norte do país. A precipitação aumenta também no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso.

Para amanhã, o volume de água é considerado perigoso. Provocada pela área de baixa pressão, a chuva pode acontecer em áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais. Na retaguarda do sistema tem a presença de massa de ar seco, que deixa o tempo seco no interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e interior do Sul.

De acordo com a previsão do tempo, o destaque em relação às chuvas vai para a região Sudeste. São esperados volumes que podem passar dos 200 mm nos próximos dias. Diante do clima mais úmido, as temperaturas ficarão mais amenas, com máximas em torno de 27 °C em algumas áreas do Sudeste.

“É uma temperatura que pode considerada baixa para esta época do ano, mas que está relacionada com o mau tempo, pois não há presença de ar frio, é apenas uma chuva persistente e volumosa que não deixa o sol aparecer”, destaca a meteorologista da Agroclima, Desirée Brandt.

Diante da atuação da ZCAS, para os próximos cinco dias, as precipitações ainda podem chegar a 100 mm em áreas do oeste e noroeste de Mato Grosso e Rondônia. A falta de tempo firme preocupa os produtores mato-grossenses. “Tem produtor pedindo pelo sol, mas tem muita nebulosidade e isso está atrapalhando os tratos culturais, mas para essa semana não tem jeito. Com a atuação de ZCAS teremos chuva volumosa e persistente. Dificilmente o sol deve aparecer”, complementa Desirée.