Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuva retorna à região Sul neste fim de semana; veja a previsão do tempo

De acordo com a Somar Meteorologia, chove nos três estados até a terça-feira e algumas áreas podem receber 80 milímetros

Este fim de semana será marcado pela volta da chuva à região Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, os maiores volumes devem acontecer na terça-feira dia 15, nos três estados, o que vai beneficiar a área majoritária de grãos do oeste do Paraná, Santa Catarina e norte e oeste do Rio Grande do Sul.

“Vai chover em praticamente todo o Rio Grande do Sul, inclusive em áreas de arroz, e até mesmo no norte do Paraná. Desta sexta-feira, 11, até a terça, 15, o acumulado pode chegar a 80 milímetros no oeste do Paraná”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Posteriormente, o que chama a atenção perto do Natal é a formação de uma nova frente fria na altura do Sudeste que vai fazer a chuva voltar a ficar concentrada entre a região e também pegando a parte central do Brasil. O acumulado projetado entre os dias 18 e 24 chega a passar dos 100 milímetros em Minas Gerais.

Nesse período também volta a chover mais intensamente no Matopiba, o que não tem acontecido por lá. Isso vai favorecer a retomada do plantio do algodão. “O motivo pela falta de chuva no Matopiba, mesmo sendo um ano de La Niña, é a presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, o VCAN, que impede a formação de chuva no seu centro e também prejudica o avanço das frentes frias”, afirma Oliveira. Nos dias que antecedem o Natal, o VCAN até estará presente, mas ele vai ficar perto da costa leste de Nordeste, o que ajuda a área produtora de grãos.

Nas últimas 24 horas, a chuva atingiu 60 milímetros em áreas produtivas de Jaú, interior de São Paulo, e em Jataí, em Goiás, por conta da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. A cidade que chama a atenção pelo alto volume acumulado, embora não tenha áreas produtoras significativas, é Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, com 390 milímetros em quatro dias, o que representa 70% acima da média para dezembro.

A ZCIT está perdendo força, mas pelo menos até a próxima segunda-feira, dia 14, continuaremos com chuva forte, só que na forma de pancada, entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A expectativa ainda é de 90 milímetros de chuva em parte do Sudeste. Também há previsão de pelo menos 50 a 70 milímetros no sudeste de Mato Grosso e Goiás.

Sair da versão mobile