Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuvas de 150 mm prejudicam arroz em Alegrete (RS)

Volume acima da média afetou desenvolvimento do cereal, que está em estado vegetativo e não pode receber umidade

Fonte: Federarroz

As fortes chuvas que estão atingindo o sul do país estão prejudicando o desenvolvimento da safra de arroz do Rio Grande do Sul, principal produtor do cereal no país. Apenas na última segunda-feira, dia 9, Alegrete, na fronteira oeste do estado, recebeu 150 milímetros de chuva, volume acima da média para esta época do ano. Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, a preocupação dos produtores é que o excesso de umidade comprometa a qualidade das plantas.

Enquanto isso, em Arroio Grande, no sul do estado, as chuvas somaram 300 milímetros nos últimos 20 dias. De acordo com o coordenador regional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na região sul, André Matos, o excesso de chuvas também afetou o andamento da produção.  

O gerente de pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld, alertou para os impactos da umidade em um momento importante como a fase atual do arroz. Ele diz que normalmente o tempo é seco nesta época do ano, portanto as plantas não estão acostumadas a ficar debaixo d’água. Segundo Schoenfeld, o Irga deve divulgar nos próximos dias um balanço sobre as perdas registradas no estado.

Sair da versão mobile